Hoje, dia 16 de janeiro, na Escola Básica de Rio Caldo, o diretor e a senhora professora Inês Gonçalves, coordenadora de estabelecimento, apresentaram aos Pais/Encarregados de Educação a Estratégia de Educação para a Cidadania.
Os professores e os funcionários têm a nobre missão, em articulação com os Pais/Encarregados de Educação, de educar os jovens para um Mundo cada vez melhor. Por isso, Educar para a Cidadania pressupõe um reforço, apoio e uma maior ligação às famílias.
Toda a Comunidade Educativa deve unir esforços e apostar na Educação e na Escola que se constitui como um meio fundamental para promover e proporcionar competências necessárias para a vida em sociedade, preparando os nossos alunos para enfrentarem os novos desafios.
Para tal, devemos ensinar os nossos jovens a pensar, a questionar e a auto questionar-se, fomentando uma participação e partilha na vida social pautada pelo respeito dos valores democráticos, dos direitos humanos, do ambiente, da diversidade, contribuindo para o desenvolvimento equilibrado e sustentável e para uma sociedade mais justa.
Ao formarmos bons e melhores cidadãos contribuiremos para melhorar a qualidade da nossa democracia e, por conseguinte, para um melhor desenvolvimento do nosso país.
A Estratégia de Educação para a Cidadania só será possível com o comprometimento de todos: alunos, professores, Pais/Encarregados de Educação, Autarquias e restante comunidade envolvente, nomeadamente
Nesta palestra/encontro, o diretor afirmou, reiteradas vezes, que a Escola Básica de Rio Caldo precisa da participação ativa dos Pais e Encarregados de Educação. Neste contexto, apelou à constituição de uma Associação de Pais e Encarregados de Educação e comprometeu-se, com um grupo de Pais que se voluntariou, a apoiar em tudo aquilo que seja necessário para que a Associação de Pais seja uma realidade a curto prazo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário