sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Alunas de Rio Caldo frequentam curso de juízes de aeróbica

No dia 24 de janeiro, realizou-se na Escola Alberto Sampaio,  em Braga, o curso de juízes de aeróbica.
A Escola Básica de Rio Caldo contou com a presença das seguintes alunas: Ana Leonor, Lara Teixeira e Ana Clara Pinto.
Agradecemos o texto e a fotografia à senhora professora Cassilda.

 

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Projeto PNPGGO: alunos do segundo ciclo visitam a BRAVAL

No âmbito do projeto PNPGGO, em articulação com o Centro Municipal de Valências da Câmara Municipal de Terras de Bouro, os alunos do segundo ciclo do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro realizaram uma visita de Estudo à BRAVAL.
Na tarde do dia 28 de janeiro, os alunos de 5.º e 6.º anos da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro estiveram na BRAVAL e na manhã do dia 29 de janeiro foi a vez dos alunos da Escola Básica de Rio Caldo.
Nas instalações da BRAVAL, os jovens terrabourenses assistiram a uma palestra sobre valorização de resíduos e efetuaram uma visita guiada à estação de triagem.
Agradecemos ao Município por ter dado esta oportunidade aos nossos alunos e à D. Cecília Manuela Alves pelo envio das fotos.

Hora do conto apresenta "Portugal para Miúdos"

No dia 27 de janeiro, na Biblioteca do Centro Escolar e no âmbito da “Hora do conto”, o senhor professor Eduardo e a senhora professora Céu Moreira apresentaram aos alunos do 3.º e 4.º anos a obra “Portugal para Miúdos”.
De D. Afonso Henriques à Revolução dos Cravos, não esquecendo a Batalha de Alcácer-Quibir nem o Cabo das Tormentas, o senhor professor Eduardo e a senhora professora Céu Moreira, caracterizados a rigor, apresentaram aos alunos de 3.º e 4.º anos os episódios mais marcantes da História de Portugal.
Com esta forma criativa e original, como documentam as fotografias, os senhores professores contaram episódios significativos da História de Portugal. Os alunos adoraram esta lição que ficou bem sabida e na ponta da língua.
Portugal para Miúdos é um livro de José Jorge Letria recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projetos relacionados com História de Portugal nos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Crianças do Gerês cantam "Os Reis" no Município

Hoje, as crianças do Jardim de Infância do Gerês estiveram nos Paços do Concelho e cantaram "Os Reis".

Desporto Escolar: Ténis de Mesa de Rio Caldo

Na competição de Ténis de Mesa Infantil, a Equipa de Ténis de Mesa da Escola Básica de Rio Caldo que competiu na Série D classificou-se num honroso 2.º lugar.
Parabéns!

Desporto Escolar: equipa de futsal recebe Montelongo

Hoje, a equipa de futsal masculino da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro jogou com a sua homóloga da Escola Padre Joaquim Flores, do Agrupamento de Escolas de Montelongo – Fafe.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Orçamento Participativo melhora Sala de Convívio dos Alunos

No âmbito do Orçamento Participativo da Escola, os alunos da Escola Básica de Rio Caldo decidiram melhorar a Sala de Convívio que passou a dispor de um espaço mais acolhedor junto da Rádio Escolar.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Visita guiada à Central Hidroelétrica de Caniçada

Hoje, durante a tarde, a turma A do 11.º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro visitou a Central Hidroelétrica da Barragem de Caniçada.
Esta atividade, no âmbito da disciplina de Física e Química A, foi dinamizada pela senhora professora Teresa Barbosa, contou com a disponibilidade e a simpatia do senhor engenheiro Manuel Correia que proporcionou aos nossos alunos a visita guiada.
A Central Hidroelétrica de Caniçada, localizada em Terras de Bouro, começou a operar em 1954.
Eis a informação Técnica da EDP.
Entrada em Serviço: 1954
Potência Instalada: 62 MW
Curso de Água: Cávado
Produtibilidade Média Anual: 345 GWh
Localização (Coordenadas GPS): 41°39'9''N, 8°13'52''W
Tipo de Grupos: Simples
Armazenamento Total: 144,4 hm³

Biblioteca assinala o Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto

Hoje, a Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro assinalou o do Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto.
Este é um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, opositores do regime nazista, entre muitos outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial.
O dia 27 de janeiro, data desta efeméride, foi escolhido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, pelo facto de, no referido dia, em 1945, ter ocorrido a libertação dos prisioneiros que se encontravam no campo de concentração nazi de Auschwitz, localizado na Polónia.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

6.º ano participa em sessão de higiene oral

Os alunos do segundo ciclo da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro estão a participar em sessões sobre higiene oral, com a senhora enfermeira Marisa da UCC (Unidade Cuidados na Comunidade) do Centro de Saúde de Terras de Bouro.
Hoje, foi a vez das turmas A e B do 6.º ano que participaram com muito entusiasmo nesta iniciativa.
Todos aprenderam que a escovagem dos dentes é fundamental para a promoção da saúde oral e prevenção das doenças orais. Escovar os dentes é uma responsabilidade de todos, principalmente das famílias. Deve ser executada duas vezes por dia (uma à noite e uma outra quando for possível), deve usar-se sempre um dentífrico fluoretado e uma escova suave, de tamanho adequado, para que seja possível aceder a todas as áreas dos dentes. 

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Hoje, com a participarão de 10 alunos do 1.º ciclo, 10 alunos do 2.º ciclo e 10 alunos do 3.º ciclo, que foram selecionados em dezembro na fase escolar, realizou-se no Auditório e na Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura.
Esta fase contemplou uma:
- prova escrita (conjunto de questões sobre a obra, realizada com o recurso a computador e a tabletes);
- prova oral (leitura de um parágrafo da obra e resposta a uma questão de argumentação).
Após a realização da prova escrita, realizada na Biblioteca Escolar pelos 10 alunos de cada ciclo, foram selecionados os 6 melhores.
Em seguida, cada grupo de 6 alunos realizou no Auditório a prova oral, avaliada por um júri que considerou a leitura e a resposta à questão de argumentação.
Do júri, constituído por três elementos, destacamos o Poeta da Montanha, o escritor João Luís Dias, e a senhora Vereadora da Educação, Dra. Ana Genoveva, nossos convidados.
As obras que os alunos leram para a Fase Municipal foram:
“O meu avô consegue voar” – 1.º ciclo;
“A cidade que queria viver no campo” – 2.º ciclo;
“Os livros que devoraram o meu pai” – 3.º ciclo.
 
Felicitamos a equipa da Biblioteca Escolar por esta iniciativa e agradecemos à/ao/às:
  • Câmara Municipal, que patrocinou os prémios e o lanche para os 38 alunos concorrentes;
  • Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, a terrabourense Dra. Fernanda Freitas;
  • escritor terrabourense João Luís Dias, “O Poeta da Montanha”;
  • Dr. Caniço, responsável pela área informática do Agrupamento;
  • Belinha, incansável no apoio aos nossos alunos na Biblioteca;
  • professor da Escola de Música, Luís Pinho;
  • alunas Francisca e Fang que participaram nos momentos musicais.
Obrigado a todos pelo vosso empenho no sucesso desta iniciativa, pela vossa disponibilidade e boa disposição!



Felicitamos os alunos participantes que leram afincadamente as obras e procuraram dar o seu melhor. E, por isso, todos eles foram vencedores!
Bem haja a TODOS!
Brevemente disponibilizaremos mais fotografias, vídeos dos momentos musicais e revelaremos os quatro alunos selecionados por cada ciclo e, também, o nome dos alunos classificados em 1.º lugar.

Estefânia Sorreira apresenta “Camões e o seu tempo”

Organizado pela Biblioteca Escolar, hoje, pelas 12:00 horas, no Auditório da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, Estefânia Sorreira apresentou aos nossos alunos do 10.º ano “Camões e o seu tempo”.
Esta exímia e encantadora contadora de histórias estruturou a sua apresentação focando aspetos muito importantes deste nosso poeta luso, a saber:
1. O tempo de Camões – século XVI
2. Vida de Camões – trajeto pessoal
3. A Lenda da gruta de Camões
4. Camões lírico
Felicitamos a Biblioteca Escolar por mais esta excelente iniciativa que pela voz e talento de Estefânia Sorreira mostrou a beleza literária do nosso poeta Camões, que além de ser um símbolo Nacional, é também apontado como um dos maiores representantes da literatura mundial.