sexta-feira, 20 de maio de 2022

Leituras e escritas soltas com o Poeta da Montanha

Hoje, no âmbito da atividade da Biblioteca Escolar “Leituras e Escritas Soltas, das 12h00 às 12h45, a turma A  do 9º ano conheceu a biografia e as principais obras do poeta terrabourense, João Luís Dias, o “Poeta da Montanha”.
Foi com muita emoção que levamos ao conhecimento dos alunos desta turma a irreverência, a biografia do maior poeta terrabourense e, também, das suas principais obras.
Os alunos gostaram e nós, muito mais, por termos contribuído para divulgarmos a obra do maior poeta terrabourense de todos os tempos.
De facto, quando falamos de Terras de Bouro, teremos de falar necessariamente das nossas boas gentes e da sua alegria, do toque das nossas concertinas, das nossas festas populares, do Gerês, das barragens, dos rios de água límpida e cristalina, das paisagens belíssimas… 
E sempre que enumerarmos as nossas coisas boas, lembrar-nos-emos orgulhosamente do nosso Poeta da Montanha e da sua sensibilidade estética que nos revela o “Ser” e o encanto do que, sem ele, para nós não seria.

Desta atividade, destacamos o poema “Apetece-me”, que foi declamado à turma e, também, o vídeo do youtube “João Luís Dias - Poeta e escritor”.
Bem haja, ao nosso Poeta da Montanha!

Apetece-me
Apetece-me
um lírio agreste
uma pedra da montanha
uma praia
um braço de mar
uma caravela
um vento a bombordo
um navio
a espuma branca
de uma onda inquieta.

Apetece-me
o sal, o sol, o luar
um perfume doce
salpicado no peito.

Apetece-me
o acordeão
no gemer sustenido dum acorde.

Apetece-me
o beijo dos pombos no chão da cidade
e olhar a árvore verde
que se agita na rua cinzenta.

Apetece-me
sei lá...
saber de Paris
do sul, do nascente
do polo norte,
do frio e do nevoeiro.

Apetece-me
saber de mim
e saber dos lugares que não sei.

Apetece-me…
tudo que me leve
às margens do sentir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário