Para o mês de maio, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro divulgam o DVD "A Passagem da Noite".
Este filme, da autoria do realizador português Luís Filipe Rocha, tem como protagonistas principais Leonor Seixas e João Ricardo.
Mariana (Leonor Seixas), uma jovem estudante de 17 anos, que mora na periferia descaracterizada e cinzenta de Lisboa, é violada por um toxicodependente. Resolve esconder de todos - pais, amigos, namorado e polícia - o que lhe aconteceu e inicia assim aquela que será uma dolorosa passagem da adolescência para a vida adulta, a sua passagem da noite, que durará nove meses, o tempo de uma gravidez, resultado da violação.
Durante esse período, um inspector da Judiciária (João Ricardo), a quem a filha morreu, persegue-a e tenta evitar a qualquer custo que Mariana faça um disparate com consequências graves para si ou para o bebé e uma prostituta (Maria Rueff) dá-lhe conselhos sobre a sua situação.
Depois de ter filmado a passagem da infância para a adolescência em "Adeus, Pai", Luís Filipe Rocha mostra neste filme a entrada na vida adulta e como ela pode ser difícil e dolorosa em determinadas situações. Na génese do filme um acontecimento, que o realizador recorda como se tratasse de algo longínquo. "Numa vida anterior vivi numa ilha no oceano Índico. Um dia conheci uma rapariga de 15 anos que tinha abandonado o bebé parido solitariamente na praia, após nove meses de gravidez secreta. A solidão e a força anímica e moral dessa rapariga impressionaram-me tanto que, trinta anos depois, a recordação desse breve e insular encontro me empurrou para a criação de "A Passagem da Noite", conta o realizador na nota de intenções.
Fonte: Público PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário