sexta-feira, 20 de maio de 2022

Leituras e escritas soltas com o Poeta da Montanha

Hoje, no âmbito da atividade da Biblioteca Escolar “Leituras e Escritas Soltas, das 12h00 às 12h45, a turma A  do 9º ano conheceu a biografia e as principais obras do poeta terrabourense, João Luís Dias, o “Poeta da Montanha”.
Foi com muita emoção que levamos ao conhecimento dos alunos desta turma a irreverência, a biografia do maior poeta terrabourense e, também, das suas principais obras.
Os alunos gostaram e nós, muito mais, por termos contribuído para divulgarmos a obra do maior poeta terrabourense de todos os tempos.
De facto, quando falamos de Terras de Bouro, teremos de falar necessariamente das nossas boas gentes e da sua alegria, do toque das nossas concertinas, das nossas festas populares, do Gerês, das barragens, dos rios de água límpida e cristalina, das paisagens belíssimas… 
E sempre que enumerarmos as nossas coisas boas, lembrar-nos-emos orgulhosamente do nosso Poeta da Montanha e da sua sensibilidade estética que nos revela o “Ser” e o encanto do que, sem ele, para nós não seria.

Desta atividade, destacamos o poema “Apetece-me”, que foi declamado à turma e, também, o vídeo do youtube “João Luís Dias - Poeta e escritor”.
Bem haja, ao nosso Poeta da Montanha!

Apetece-me
Apetece-me
um lírio agreste
uma pedra da montanha
uma praia
um braço de mar
uma caravela
um vento a bombordo
um navio
a espuma branca
de uma onda inquieta.

Apetece-me
o sal, o sol, o luar
um perfume doce
salpicado no peito.

Apetece-me
o acordeão
no gemer sustenido dum acorde.

Apetece-me
o beijo dos pombos no chão da cidade
e olhar a árvore verde
que se agita na rua cinzenta.

Apetece-me
sei lá...
saber de Paris
do sul, do nascente
do polo norte,
do frio e do nevoeiro.

Apetece-me
saber de mim
e saber dos lugares que não sei.

Apetece-me…
tudo que me leve
às margens do sentir.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Exposição sobre o Dia da Europa

No âmbito do Dia da Europa, pode ser visitada uma exposição de trabalhos dos alunos no átrio da Escola EB/S de Terras de Bouro.


quinta-feira, 5 de maio de 2022

Encarregada de Educação lê A Bela e o Monstro à turma 6.º A

Hoje, na Biblioteca da Escola EB/S de Terras de Bouro, uma Encarregada de Educação leu à turma A do 6.º ano “A Bela e o Monstro”.


 

Dia Mundial da Língua Portuguesa

Hoje, os alunos do 12.º ano da Escola EB/S de Terras de Bouro estiveram na sala dois para ler poemas à turma A do 5.º ano e falar-lhe da importância da comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Lembramos que o ano de 2022 marca a 3.ª comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa. Este dia celebra a projeção da quarta língua mais falada no mundo. Com cerca de 260 milhões de falantes, é língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.




Nuvem de palavras

Hoje, na Escola EB/S de Terras de Bouro, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, na turma A do 5.º ano, os alunos criaram uma nuvem de palavras sobre o livro que mais gostaram.
Para tal, cada aluno preencheu uma ficha disponibilizada pela Biblioteca com o nome do livro e do autor e escolheu vinte palavras que fizessem lembrar a história, usando alguns adjetivos.


 

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Divulgação do DVD - "A passagem da noite”

Para o mês de maio, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro divulgam o DVD "A Passagem da Noite".
Este filme, da autoria do realizador português Luís Filipe Rocha, tem como protagonistas principais Leonor Seixas e João Ricardo.

Mariana (Leonor Seixas), uma jovem estudante de 17 anos, que mora na periferia descaracterizada e cinzenta de Lisboa, é violada por um toxicodependente. Resolve esconder de todos - pais, amigos, namorado e polícia - o que lhe aconteceu e inicia assim aquela que será uma dolorosa passagem da adolescência para a vida adulta, a sua passagem da noite, que durará nove meses, o tempo de uma gravidez, resultado da violação.
Durante esse período, um inspector da Judiciária (João Ricardo), a quem a filha morreu, persegue-a e tenta evitar a qualquer custo que Mariana faça um disparate com consequências graves para si ou para o bebé e uma prostituta (Maria Rueff) dá-lhe conselhos sobre a sua situação.
Depois de ter filmado a passagem da infância para a adolescência em "Adeus, Pai", Luís Filipe Rocha mostra neste filme a entrada na vida adulta e como ela pode ser difícil e dolorosa em determinadas situações. Na génese do filme um acontecimento, que o realizador recorda como se tratasse de algo longínquo. "Numa vida anterior vivi numa ilha no oceano Índico. Um dia conheci uma rapariga de 15 anos que tinha abandonado o bebé parido solitariamente na praia, após nove meses de gravidez secreta. A solidão e a força anímica e moral dessa rapariga impressionaram-me tanto que, trinta anos depois, a recordação desse breve e insular encontro me empurrou para a criação de "A Passagem da Noite", conta o realizador na nota de intenções.
Fonte: Público PT

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Mostra literária de maio

Para o mês de maio a Biblioteca Escolar da Escola EB/S de Terras de Bouro expõe a mostra de livros “Autores Portugueses - Dia do Autor Português”.


domingo, 1 de maio de 2022

Agenda das Bibliotecas Escolares do mês de maio

Divulgamos a Agenda Informativa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro para o mês de maio.