quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

A Árvore dos Afetos

Segunda-feira, 14 de fevereiro comemorou-se o Dia de São Valentim.
Para celebrar o dia de São Valentim, construiu-se na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro e na Escola Básica de Rio Caldo a “Árvore dos Afetos” com o contributo de todas as turmas do 2º e 3ºciclos. Foi uma atividade de articulação entre as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Inglês e Educação Tecnológica. 
Os alunos compuseram mensagens alusivas aos afetos nas várias línguas que fazem parte do seu currículo escolar.
Na elaboração dos trabalhos foram utilizados materiais reciclados e outros com a possibilidade de reutilização futura, o que denota uma preocupação e consciência ambiental/ecológica.
Recordamos que a história do Dia de São Valentim remonta ao século III d.c. O Imperador romano Cláudio II proibiu os casamentos, pois acreditava que os combatentes solteiros tinham melhor desempenho nas batalhas.
Um bispo da época, chamado Valentim, desrespeitou este decreto imperial, realizando casamentos. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte.
Segunda a lenda, enquanto estava preso, Valentim teria ficado muito amigo da filha do carcereiro, que era cega e, por milagre, a moça ficara curada da cegueira.
Executado no dia 14 de fevereiro do ano de 269, a data deu origem ao dia dos namorados. Mas, antes de morrer, Valentim conseguiu enviar e receber algumas cartas ainda na cela, o que originou a troca de cartões, os chamados "valentines".
Diversos países do mundo, tal como Portugal, Espanha e Argentina, comemoram o Dia dos Namorados no Dia de São Valentim (Valentine's Day, em inglês).
Nesse dia, além da troca de presentes, os namorados costumam sair para jantar e preparar surpresas um para o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário