quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Festa das colheitas de Chamoim

A festa das colheitas de Chamoim é uma tradição da terra que já dura há alguns anos, consiste numa missa e doação de produtos cultivados pelos habitantes da aldeia que os doem, para a igreja, agradecendo assim a Deus todos os alimentos que eles nos deu durante o ano.
As festas das colheitas de este ano foram bastante agradáveis e atraiu alguns turistas.
A missa teve lugar pela uma hora da tarde que tinha os seus arranjos também com o tema do outono, e com produtos tradicionais. Quase antes do final da missa, as pessoas que queriam doar os produtos seguiram para o altar levando aquilo que queriam oferecer.
Todos os anos alguém leva galos ou galinhas e começam sempre a cantar, eles também querem participar na missa, este ano levaram pintainhos que não pararam de piar o resto da missa, mas também não faltou um galo bem esperto que se entusiasmou de mais, saltou do seu cesto e foi ter a um banco, mais uma animação para a festa.
Depois da missa houve ainda mais uma tradição, não podia faltar a esta festa das colheitas o leilão dos produtos da terra que também teve um lugar importante.
O leilão decorreu à porta da igreja, e o Sr. Padre Fernando tem todos os anos a função de leiloar os produtos.
No final do leilão há sempre o grande lanche da aldeia, que começou com as castanhas assadas, o vinho tinto e a sardinha assada na brasa com broa de milho.
Um grande lanche que também teve concertina para animar a festa, houve dança música e jantarada, nada melhor…
A festa das colheitas de Chamoim, e todas as outras são organizadas pela associação da junta de freguesia de Chamoim que organiza o lanche, a festa,… e tudo o resto.
Há sempre grande alegria e animação e a associação teve animada todo o dia.
No alto da tardinha foi a bifana e a broa tradicional que reinou, continuou a festa com as concertinas e a dança, o convívio e a alegria.
E lá pela noutinha tudo há volta da fogueira a comer o caldo verde, e a petiscar febra, e chouriça, foi a despedida de um dia animado lá na aldeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário