No âmbito da “Hora do conto”, os alunos do 1.º e 2.º anos estiveram na Biblioteca do Centro Escolar da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro para conhecer a história de “A Girafa que comia estrelas” de José Eduardo Agualusa.
Eis o resumo desta história:
Era uma vez uma girafa que se chamava Olímpia. Vivia numa savana com a sua mãe.
Ela tinha o pescoço muito comprido e por isso chegava ao céu.
Sempre que tinha fome, comia estrelas. Às vezes, metia a cabeça entre as nuvens. A mãe ralhava com ela, porque as nuvens são frias e ela podia constipar-se.
Certo dia, ao enfiar a cabeça nas nuvens, viu uma galinha no ninho. Soube que se chamava D. Margarida e perguntou-lhe se não tinha visto nenhum anjo. A D. Margarida parecia ser uma galinha que conhecia o mundo, pois viajava com as nuvens de um lado para o outro.
A Olímpia gostava de conversar com a ela e tornaram-se amigas.
A dada altura, a D. Margarida esteve três meses sem aparecer, visto que as nuvens tinham viajado.
Como o sol apareceu, as árvores da savana começaram a secar e os animais a morrer.
A Olímpia era a única que não se queixava porque comia as estrelas, mas tentou arranjar uma solução. Foi ter com a D. Margarida, que sabia muita coisa, para a ajudar. Ela disse-lhe para soprar com muita força para juntar as nuvens. Depois, arranjou maneira de fazer com que a Olímpia espirrasse para mexer com as nuvens e assim elas libertaram a água que tinham. O espirro da girafa foi de tal maneira grande que esteve três meses a chover e assim se salvou a savana e os animais que lá viviam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário