Foi divulgado a todos os alunos da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro o projeto Gnómon – Escolas da Biosfera.
O promotor deste projeto é a ADERE-PG em parceria com a ARDAL e com os cinco municípios do Parque Nacional da Peneda Gerês (Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre).
Com este projeto pretende promover, na comunidade escolar, a preservação do património natural local, com especial enfoque no conhecimento e proteção de espécies com estatuto de ameaça, através de metodologias pedagógicas e interpretativas participativas e de contacto direto com o espaço, combinando conhecimento das ciências naturais com a antropologia.
O objetivo é criar nos alunos a responsabilidade e empatia perante o ambiente que os rodeia, tornando-os embaixadores dos valores patrimoniais da sua região.
O projecto Gnómon – Escolas da Biosfera pretende envolver todos os alunos do 5.º ano ao 12.º ano. Este projeto soma um total de 4202 alunos distribuídos por 218 turmas (dados do ano letivo 2015/2016).
Os trabalhos a serem desenvolvidos com os alunos ao longo deste projeto estão organizados por forma a envolver também as Portas do PNPG, onde serão realizadas algumas atividades, procurando articular-se os temas e atividades regulares das Portas com os programas e as metas curriculares das várias disciplinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário