segunda-feira, 18 de março de 2019

Visita de Estudo ao Museu de Cordofones

No dia próximo dia 28 de março, os alunos das turmas A e B do 6.º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro visitam o Museu de Cordofones – Braga.
O Museu de Cordofones de Domingos Machado, foi inaugurado a 22 de Setembro de 1995. Este museu está instalado numa casa de aspeto agradável, edificada em pedra recentemente, em Tebosa, face à estrada Nacional.
Este museu é particular e pertence a Domingos Machado. De salientar que o seu proprietário não beneficiou de qualquer apoio, subsídio ou contributo.
No primeiro andar do edifício, estão expostas várias colecções de instrumentos de corda: cavaquinhos, violas clássicas, guitarras, bajos, banjolins, bandolins e violas típicas. O visitante pode visualizar, as alfaias utilizadas na sua confecção, e as várias etapas da construção de um cavaquinho. Podemos ainda encontrar muita documentação sobre a sua obra, bibliografia, algumas obras de arte (quase tudo oferta de amigos), objectos vários, e fotos.
Domingos Machado é considerado o mais célebre português no fabrico de instrumentos de corda tradicionais.
O visitante pode ainda visitar a oficina do Artesão. Uma grande mesa de trabalho, gasta pelo tempo e os adereços próprios do ofício: moldes que darão forma às violas, guitarras, cavaquinhos e outros instrumentos; álcool, colas, vernizes, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário