sexta-feira, 9 de março de 2018

Debates 5 Minutos com Sumo

A DECOJovem desafia os professores da nossa Escola a dedicar os primeiros cinco minutos de aula ao debate de um assunto da defesa do consumidor com os seus alunos, colocando, assim, os direitos dos consumidores na ordem do dia.
Trata-se de uma atividade simples, que consiste na leitura à turma, pelo professor ou por um aluno, de um pequeno texto sobre um tema no âmbito da Educação do Consumidor e que será diferente em cada um dos dias.
Após a leitura, o professor concede 5 minutos para uma troca livre de opiniões. É o professor que decide o tempo máximo dedicado à atividade.
Temas – mundON: Liga-te ao mundo!
Todos queremos viver num mundo melhor, mais sustentável! Para isso as crianças e jovens necessitam de compreender, que enquanto consumidores, devem adotar comportamentos de consumo mais sustentáveis, efetuar escolhas mais responsáveis, reduzir os consumos e usar os recursos de forma eficiente.
Os jovens consumidores, cada vez mais seduzidos pela pressão do marketing e publicidade, são ávidos de novas experiências, gostam de seguir as últimas tendências de consumo e de adquirir novos produtos (especialmente os tecnológicos), sem ter consciência do impacte coletivo e ambiental dos seus atos individuais de consumo. Mas, também, é verdade que as novas gerações são sensíveis aos desafios ambientais emergentes como as alterações climáticas, manifestando preocupações relativamente à sobre-exploração dos recursos por uma sociedade que continua a privilegiar o conforto e bem-estar em detrimento do ambiente.
A educação ambiental é uma ferramenta imprescindível para capacitar os cidadãos com conhecimentos e competências adequadas ao exercício de uma cidadania mais responsável e ativa na resolução dos problemas ambientais.
A educação do consumidor deve ser uma parte integrante da educação de crianças, jovens e adultos, sendo a mesma essencial para que as pessoas compreendam como os seus comportamentos e opções de consumo podem contribuir para um desenvolvimento mais sustentável.
O Projeto MundOn incentiva os jovens, enquanto consumidores a adotar comportamentos de consumo mais sustentáveis, a reduzir os consumos, a efetuar escolhas mais responsáveis e a fazer um uso mais eficiente dos recursos naturais.
Nesta edição, os artigos a debater serão sobre os temas:
  • 1. Debate 1 – 12/03 – Compras Sustentáveis
  • 2. Debate 2 – 13/03 – Água, um bem essencial (e limitado)!
  • 3. Debate 3 – 14/03 – A Economia Circular
  • 4. Debate 4 – 15/03 – Modos Suaves (e sustentáveis) de nos movermos
  • 5. Debate 5 – 16/03 – Sem mais desperdício de energia!
Para mais informações, clique no link abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário