quinta-feira, 29 de abril de 2021

Alunos do 2.º ano fazem trabalhos para o Dia da Mãe

Disponibilizamos fotografias dos trabalhos realizados pelos alunos do 2.º ano, turma B, para assinalar o Dia da Mãe.
A senhora professora titular de turma mostra-nos com muito orgulho os textos escritos pelos alunos.
 







terça-feira, 27 de abril de 2021

Escola Digital: Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro empresta equipamentos aos alunos

Durante esta semana o Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro iniciará a distribuição (por empréstimo) aos alunos de computadores, hotspots de internet, mochilas e headphones.

 


segunda-feira, 26 de abril de 2021

Fotos dos trabalhos dos alunos que integrarão a exposição no Espaço Internet

Partilhamos fotografias dos trabalhos de alunos do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro que serão expostos no Espaço Internet na Vila de Terras de Bouro.




















 

Turma A canta “Grândola, Vila Morena”

Hoje, os alunos da turma A do 6.º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, na Sala dos Professores, cantaram e encantaram a uma só voz “Grândola, Vila Morena”.
Este poema e canção, composto e cantado por José Afonso, foi escolhido pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) como segundo sinal para colocar os militares revoltosos em marcha, iniciando a Revolução de 25 de Abril de 1974.
Esta canção, superiormente cantada pelos nossos alunos da turma A, revolucionária desde cedo, tornou-se o hino da Revolução e da Liberdade.


sexta-feira, 23 de abril de 2021

Alunos e professores do secundário testados à Covid-19

Na próxima segunda-feira, dia 26 de abril, às 15:00 horas, os alunos e docentes do Ensino Secundário da Escola B/S de Terras de Bouro fazem testes à Covid 19.
Os alunos do secundário vão ser pela primeira vez abrangidos pelos testes em massa que decorrerão na Escola B/S de Terras de Bouro e serão realizados pelo laboratório UNILABS.
A escola já garantiu a autorização para a realização do rastreio junto dos pais/encarregados de educação porque todos os alunos que se apresentem para fazer a testagem terão de ter o seu consentimento devidamente formalizado junto do encarregado de educação, exceto os de maioridade.

Lembramos que este rastreio a nível nacional está também a abranger pessoal docente e não docente dos 2º e 3º ciclos, mas apenas nos concelhos com mais de 120 casos por 100 000 habitantes, o que, felizmente, não é o caso de Terras de Bouro.

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Sê inteligente, protege o Ambiente!

Por proposta do grupo de recrutamento 510 (Física e Química), o Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro iniciou uma campanha de recolha de pilhas, com o lema "Sê inteligente, protege o Ambiente".
Na Escola Básica de Rio Caldo, já contamos com 134 pilhas que serão colocadas no local correto: o ELETRÃO.

As pilhas são utilizadas em diversos equipamentos de uso corrente: rádios, calculadoras, telecomandos, telemóveis, brinquedos, relógios, entre outros. No entanto, este produto é composto por metais pesados, podendo ter no seu interior mercúrio (Hg), o níquel (Ni), o cádmio (Cd) e o chumbo (Pb). Mesmo pilhas que dizem ser verdes por não conterem determinado metal pesado, podem ter outros metais pesados na sua composição. Uma simples pilha é suficiente para contaminar uma área considerável de solos (por exemplo, a área de um campo de futebol) durante 50 anos. As pilhas mais perigosas são as pilhas-botão e as alcalinas. Uma pilha-botão liberta em média 1 grama de mercúrio, o suficiente para contaminar 200.000 litros de águas continentais ou marítimas. Uma única pilha alcalina pode contaminar 175.000 litros de água, uma quantidade superior ao que uma pessoa bebe em toda a vida. Em termos ambientais, o ideal é dispensar o uso de pilhas. Já existem alguns equipamentos que utilizam energia solar de forma direta ou outra fonte de energia, funcionando portanto sem recurso a pilhas ou baterias. As calculadoras são o caso mais conhecido. Não menos importante é optar por pilhas recarregáveis na utilização de equipamentos e brinquedos. As vantagens são várias: - Ambientais: Ao durarem muito mais tempo, reduz-se drasticamente a quantidade de lixo tóxico produzida; - Económicas: Apesar de exigirem um maior investimento inicial, já que também é necessário um carregador, a despesa é facilmente compensada após algum tempo de utilização. Descartáveis ou recarregáveis, nenhuma delas deve ser colocada, quando gasta, no lixo indiferenciado. O destino adequado são os pilhões, recipientes que podem ser encontrados junto de Ecopontos, em supermercados, escolas, lojas, etc.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Escola de Rio Caldo enche primeira Manga de tampinhas para a Lara

Hoje, logo que ficou pronta a manga para recolha de tampinhas para a Lara, esta encheu-se rapidamente.
Partilhamos fotos da primeira manga cheia na Escola Básica de Rio Caldo e felicitamos toda a Comunidade Educativa.





sábado, 17 de abril de 2021

Cento e trinta docentes e não docentes vacinados no Centro de Saúde de Terras de Bouro

Hoje, cento e trinta professores e funcionários do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro receberam a primeira dose da vacina desenvolvida pela Pfizer contra a covid-19.


Numa vacinação que consideramos muito bem organizada, agradecemos a todos os profissionais do Centro de Saúde de Terras de Bouro que nos receberam com carinho, profissionalismo e deferência. 
Com esta vacinação, todo o corpo docente e não docente deste Agrupamento já se encontra vacinando com a primeira dose da AstraZeneca e da Pfizer. 
Contudo, ainda há muitas dúvidas sobre a eficácia da vacina contra a covid-19 caso seja administrada apenas uma dose, mas um estudo realizado por investigadores israelitas e publicado na revista “The Lancet” revelou que, no caso da vacina desenvolvida pela Pfizer a eficácia após a primeira toma é de 75%.

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Fotos do laço e dos lacinhos individuais da turma A do 1.º ano

Na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, os alunos da turma A do 1.º ano construíram um grande laço e também fizeram lacinhos individuais que cada aluno levou para casa.



Apresentação do livro “Palavras em verso”

 No dia 9 de abril, na Escola Básica de Rio Caldo e no dia 14 de abril, na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, os alunos assistiram à apresentação do livro “Palavras em verso”, que resultou de uma coletânea de poemas dos alunos deste Agrupamento em parceria com o Município de Terras de Bouro.

Esta apresentação que decorreu nas bibliotecas  escolares de Rio Caldo e Terras de Bouro também contou, no âmbito da educação literária, com a distribuição aos alunos do 2º ciclo de um livro de atividades propostas pelo Plano Nacional de Leitura.






quarta-feira, 14 de abril de 2021

A turma A do 8.º ano enche quarta manga de tampinhas para a Lara

Ontem, os alunos da turma A do 8.º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro ajudaram a encher a 4ª manga de tampinhas para a Lara. 


Para além do contributo dos alunos do 8ºA para a Lara, destacamos a solidariedade de outros "amigos" que desde a Ponte da Barca aos Arcos de Valdevez também colaboraram muito generosamente nesta campanha de solidariedade.
Finalmente, deixamos um agradecimento especial à principal dinamizadora desta campanha.
Obrigado, senhora diretora da turma 8.º A!
Bem haja a todos!