sexta-feira, 31 de maio de 2019

Alunos de GEIRA comemoram Dia da Criança

Publicamos fotografias da atividade desenvolvida pelas turmas do 6°ano de GEIRA de Inglês: brinquedos feitos com materiais reciclados para comemoração do dia Mundial da Criança e oferecidos aos meninos do 1.° Ciclo.
Esta iniciativa, dinamizada pela professora Elsa Spranger, entusiasmou os alunos do 6.º ano de GEIRA da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro que adoraram fazer os brinquedos para os seus colegas mais pequenos.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Hora do conto: "O Jardim Curioso" de Peter Brown

Na Biblioteca do Centro Escolar da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, os alunos do 1.º e do 2.º anos participaram em mais uma sessão da “Hora do conto”. Nesta sessão a obra que explorada foi “O Jardim Curisoso”.
Este livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 1º ano de escolaridade e destinado à leitura autónoma.
O Jorge descobre numa linha férrea abandonada umas plantas a morrer. Decide cuidar delas - e a cidade escura e cinzenta transforma-se num jardim verde e luxuriante.
Críticas de imprensa
«Uma fábula ecológica, uma história fantástica que homenageia a perseverança e a criatividade.» The New York Times
Este livro não é apenas um conjunto de páginas com uma história. É uma lição pintada a cores de sonho, com uma história de aventura, onde a determinação, o sonho e a convicção de que podemos ser diferentes faz a magia acontecer: pouco a pouco, sozinhos ou acompanhados podemos fazer a diferença, primeiro em nós, depois nos outros. O mundo, o nosso e o dos outros, pode renascer, ganhar novas cores com pequenos gestos de cada um. Um livro que adoramos cá em casa e é lido regularmente.

terça-feira, 28 de maio de 2019

Cidadania e desenvolvimento: exposição de trabalhos do 5.ºA

No âmbito da cidadania e desenvolvimento, os alunos da turma A de 5.º ano realizaram diversos trabalhos sobre os temas seguintes: educação para os direitos humanos e educação ambiental.
Estes trabalhos encontram-se expostos na sala 1 da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro. Ainda sobre esta temática alguns dos alunos realizaram PPT’s que já foram apresentados à turma.

sexta-feira, 24 de maio de 2019

“A Menina do Mar” sobe ao palco no Anfiteatro da Escola

Os alunos da turma A do 5.º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro levarão à cena a peça “A Menina do Mar”, numa adaptação do texto de Sophia de Mello Breyner.
O espetáculo realizar-se-á no próximo dia 31 de maio e terá lugar no Anfiteatro da Escola.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Dia 22 de Maio - Dia Internacional da Biodiversidade

A Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro assinalou “Dia Internacional da Biodiversidade”.
Este dia surgiu na sequência da 1ª Convenção sobre a Diversidade Biológica. A biodiversidade ou diversidade biológica refere-se à variedade de organismos no Mundo e às relações complexas entre os seres vivos e entre eles e o ambiente. A rápida destruição dos habitats e a ameaça ou o efetivo desaparecimento de algumas espécies criaram a necessidade urgente de se proteger o meio natural.
A biodiversidade é um bem precioso para o equilíbrio dos ecossistemas naturais e reveste-se de grande importância económica para a humanidade, particularmente ao nível das exigentes necessidades na produção alimentar e no controlo e tratamento de doenças.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

22 de maio: Um Minuto de Silêncio de Gratidão à Terra

O Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro aderiu à iniciativa nacional “Um Minuto de Silêncio de gratidão à TERRA”
No próximo dia 22 de maio, pelas 11 horas, aproveitando o toque no meio do bloco, far-se-á um minuto de silêncio com as diferentes turmas. Esta atividade será registada nos respectivos sumários.
As docentes Virgínia Gomes e Céu Moreira prontificaram-se a executar alguns mobiles que serão colocados no espaço da escola e um deles será entregue na Câmara Municipal ao Presidente.
“Um Minuto de Silêncio de gratidão à TERRA” é uma iniciativa nacional organizada pela Associação Fazedores da Mudança em conjunto com todos os que pelo país se queiram associar, e que decorrerá no próximo dia 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade.
Agradecer à Terra por tudo o que tão generosamente nos dá para podermos viver, resgatando um dos mais nobres sentimentos em cada um de nós – a Gratidão –, constitui um dos principais objetivos desta iniciativa.
Pretende-se igualmente chamar a atenção para a importância da biodiversidade para a vida, sobretudo em contexto de adaptação às alterações climáticas, relembrando o quão interdependentes somos e a urgência de adoptarmos comportamentos e modos de vida mais simples e sustentáveis.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Escola assinala “O Dia da Europa”

A Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro assinalou “O Dia da Europa”. Recordamos que hoje comemora-se a paz, a unidade e assinala-se o aniversário da «Declaração Schuman». A 9 de maio de 1950, Schuman propôs, inspirado por Jean Monnet, a criação de uma comunidade europeia para gerir o carvão e o aço (base do poderio militar e do desenvolvimento industrial). Em 1951, foi criada a CECA, 1.ª organização supranacional, 1.º passo para a integração europeia. Em 1957, os Tratados de Roma consolidaram esta integração com a criação das comunidades CEE e CEEA. Assim, a UE nasceu de uma iniciativa de paz focada na construção de um futuro comum.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Coroa de maias na entrada principal da escola

Como vem sendo tradição na nossa terra, assinala-se o primeiro dia de maio colocando maias nas janelas, nas entradas e nas portas das casas.
A Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro também assinalou este dia com uma coroa de maias.
De salientar que hoje também se assinala o Dia do Trabalhador, data dedicada aos trabalhadores, celebrada em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles.
A homenagem remonta ao dia 1 de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago, com o objetivo de conquistar condições melhores de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas, para oito horas.
No período entre-guerras, a duração máxima da jornada de trabalho foi fixada em oito horas, na maior parte dos países industrializados.
No calendário litúrgico, o dia celebra a memória de São José Operário, o santo padroeiro dos trabalhadores.