quarta-feira, 31 de outubro de 2018
Hoje foi dia de fotografia
Hoje, a maior parte das turmas da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro posou para fotografias de grupo e individuais.
Todos, sem exceção, procuraram ficar bem nas fotografias. Na foto que partilhamos do 6.ºB, pode-se ver que o espaço é totalmente iluminado, pois a luz é importante e o fundo da foto também.
terça-feira, 30 de outubro de 2018
O Senhor do seu nariz e outras histórias
Um conjunto de cinco contos encantadores e divertidos, que também nos deixam a pensar. Há a história de um rapaz condenado a carregar desde a nascença um nariz do tamanho de um chouriço e que, aos poucos, transforma a sua desgraça em graça. Há também a história de quatro ladrões que são enganados por uma luz esverdeada que lhes falava ao ouvido. E a história de Pedro e Inês, que se queriam bem, mas se desencontraram durante a vida inteira (e na outra também). E a história do Senhor Pascoal, que deu a volta ao mundo à procura da felicidade e só a encontrou quando deixou de a procurar. E ainda a história de um homem ambicioso e agitado que não dava descanso ao seu anjo da guarda. Tanto quis e tanto andou, que acabou onde tinha começado.
Este livro de Álvaro Magalhães, recomendado para o 3.º ano de escolaridade, destina-se à leitura autónoma.
Movimento Onda Rosa 2018
Na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro foi colocado o laço cor de rosa. Este laço é oficialmente utilizado em todo o mundo na campanha contra o cancro da mama e pretende alertar as mulheres para o auto-exame e para o seu diagnóstico.
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.
A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
O mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento "Onda Rosa" procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
Aprender a comer bem!
No átrio da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, está exposto o cartaz que partilhamos.
Com o Dia Mundial da Alimentação pretende-se alertar para a fome e desnutrição que ainda existem em muitas partes do mundo e, em especial, ajudar os países em desenvolvimento (aqueles que são mais pobres) a obter os recursos económicos e técnicos (ou seja, o dinheiro e as máquinas) necessários para conseguirem produzir a sua comida.
Estima-se que, até ao ano de 2050 a produção de alimentos tenha de aumentar 60% para conseguir acompanhar o crescimento da população mundial. E, no entanto, todos os dias deitamos fora imensa comida que poderia ser aproveitada. Sabias que um terço da comida produzida no mundo é desperdiçada?
APRENDER A COMER BEM!
E porque além de ajudar o mundo, também é importante ajudares-te a ti mesmo, tu próprio podes fazer opções saudáveis e sustentáveis no momento de decidir o que vais comer, todos os dias!
A dieta mediterrânica (que é o regime alimentar tradicional dos países da zona do Mediterrâneo, como Portugal) é considerada uma das mais saudáveis do mundo. E até ajuda a combater o risco de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de cancro!
Por isso, é a base perfeita para te guiares na tua alimentação diária: muitos alimentos de origem vegetal, muito peixe, pouca carne vermelha (que é a carne de animais como a vaca ou o porco; é preferível comer carnes brancas, a carne de aves como o frango ou o perú), alguns laticínios (o leite e os alimentos que dele derivam, como o queijo ou os iogurtes) e a utilização do azeite como principal fonte de gordura.
De certeza que já conheces a roda dos alimentos, onde isto está tudo explicadinho, mas então e no dia a dia? Quando tens de preparar o teu lanche, sabes aplicar o que a roda indica?
Indicamos-te quais as porções de cada elemento da roda dos alimentos indicadas para a tua idade.
Dos 6 aos 12 anos:
Hidratos de Carbono (cereais e derivados e tubérculos): 5 porções por dia
Hortícolas: 3 porções por dia
Fruta: 3 porções por dia
Laticínios: 3 porções por dia
Proteínas (carne,peixe e ovos): 2 porções por dia
Leguminosas: 1 porção por dia
Óleos e gorduras: 1 porção por dia
Dos 13 aos 16 anos:
Hidratos de Carbono (cereais e derivados e tubérculos) - 6 porções por dia
Hortícolas (legumes): 5 porções por dia
Fruta: 4 porções por dia
Laticínios (leite, iogurtes e queijo): 3 porções por dia
Proteínas (carne, peixe, e ovos): 2 porções por dia
Leguminosas (feijão, grão-de-bico): 1 porção por dia
Óleos e gorduras: 1 porção por dia
sexta-feira, 26 de outubro de 2018
quinta-feira, 25 de outubro de 2018
Campanha Pirilampo Mágico 2018
Decorreu no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro a campanha “Pirilampo Mágico” que foi dinamizada pela professora de Educação Moral e Religiosa Católica e contou com o apoio e solidariedade dos professores e dos funcionários.
Desde 1987 que o “Pirilampo Mágico” marca presença na vida dos portugueses.
Este ano o “Pirilampo Mágico” assumiu uma nova imagem, mais ousada e moderna, mas manteve a sua missão: lutar pela defesa e consagração dos direitos das pessoas com deficiência e apoiar as organizações que lhes prestam suporte.
Com esta campanha pretende-se angariar fundos que visam a criação de respostas sustentadas e de qualidade, destinadas à população com deficiência inteletual e/ou multideficiência.
quarta-feira, 24 de outubro de 2018
Assinar:
Postagens (Atom)