sexta-feira, 9 de março de 2018

Debates 5 Minutos com Sumo

A DECOJovem desafia os professores da nossa Escola a dedicar os primeiros cinco minutos de aula ao debate de um assunto da defesa do consumidor com os seus alunos, colocando, assim, os direitos dos consumidores na ordem do dia.
Trata-se de uma atividade simples, que consiste na leitura à turma, pelo professor ou por um aluno, de um pequeno texto sobre um tema no âmbito da Educação do Consumidor e que será diferente em cada um dos dias.
Após a leitura, o professor concede 5 minutos para uma troca livre de opiniões. É o professor que decide o tempo máximo dedicado à atividade.
Temas – mundON: Liga-te ao mundo!
Todos queremos viver num mundo melhor, mais sustentável! Para isso as crianças e jovens necessitam de compreender, que enquanto consumidores, devem adotar comportamentos de consumo mais sustentáveis, efetuar escolhas mais responsáveis, reduzir os consumos e usar os recursos de forma eficiente.
Os jovens consumidores, cada vez mais seduzidos pela pressão do marketing e publicidade, são ávidos de novas experiências, gostam de seguir as últimas tendências de consumo e de adquirir novos produtos (especialmente os tecnológicos), sem ter consciência do impacte coletivo e ambiental dos seus atos individuais de consumo. Mas, também, é verdade que as novas gerações são sensíveis aos desafios ambientais emergentes como as alterações climáticas, manifestando preocupações relativamente à sobre-exploração dos recursos por uma sociedade que continua a privilegiar o conforto e bem-estar em detrimento do ambiente.
A educação ambiental é uma ferramenta imprescindível para capacitar os cidadãos com conhecimentos e competências adequadas ao exercício de uma cidadania mais responsável e ativa na resolução dos problemas ambientais.
A educação do consumidor deve ser uma parte integrante da educação de crianças, jovens e adultos, sendo a mesma essencial para que as pessoas compreendam como os seus comportamentos e opções de consumo podem contribuir para um desenvolvimento mais sustentável.
O Projeto MundOn incentiva os jovens, enquanto consumidores a adotar comportamentos de consumo mais sustentáveis, a reduzir os consumos, a efetuar escolhas mais responsáveis e a fazer um uso mais eficiente dos recursos naturais.
Nesta edição, os artigos a debater serão sobre os temas:
  • 1. Debate 1 – 12/03 – Compras Sustentáveis
  • 2. Debate 2 – 13/03 – Água, um bem essencial (e limitado)!
  • 3. Debate 3 – 14/03 – A Economia Circular
  • 4. Debate 4 – 15/03 – Modos Suaves (e sustentáveis) de nos movermos
  • 5. Debate 5 – 16/03 – Sem mais desperdício de energia!
Para mais informações, clique no link abaixo:


Semana do consumidor

Na próxima semana, decorre na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro a Semana do Jovem Consumidor. Esta semana assinalará a comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, no dia 15 de março.Na próxima semana, decorre na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro a Semana do Jovem Consumidor. Esta semana assinalará a comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, no dia 15 de março.
Durante a semana de 12 a 16 de março, as escolas DECOJovem podem comemorar esta efeméride com as atividades desenvolvidas pela DECOJovem: peddy-paper, Debates 5 Minutos com Sumo e as Consumer.TALKS sobre direitos do consumidor.
Para a edição de 2018, o tema será o consumo sustentável, através da iniciativa: MundON – Liga-te ao Mundo!
Todos queremos viver num mundo melhor e mais sustentável! O Mundo ON é o projeto que incentiva os jovens enquanto consumidores a adotar comportamentos de consumo mais sustentáveis, a reduzir os consumos, a efetuar escolhas mais responsáveis e a fazer um uso mais eficiente dos recursos naturais.

Semana da Leitura


Peddy Paper DECOJovem

Durante a semana de 12 a 16 de março realiza-se na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro o Peddy Paper DECOJovem.
O Peddy Paper DECOJovem é uma atividade que possibilita a descoberta de informação relevante para os jovens consumidores, numa perspetiva lúdica. Esta atividade promove, ainda, o convívio entre todos os alunos, incluindo alguma atividade física, em ambiente de sala e outros espaços escolares – em suma, um meio-dia recheado de bons momentos!
Pretende-se ainda, através do carácter lúdico e desafiante do percurso e das tarefas realizadas, estimular o espírito de equipa e de cooperação entre participantes.
O Roadmap dos alunos será novamente interativo! Com a aplicação Layar, os alunos terão pistas para consultar nos seus smartphones.
Podem participar todos os alunos do 2.º e 3.º CEB e ensino secundário/profissional, das escolas DECOJovem.

sexta-feira, 2 de março de 2018

Dia Mundial da Proteção Civil na Escola EB/S de Terras de Bouro

Hoje, na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, assinalou-se o Dia Mundial da Proteção Civil que se celebra anualmente no dia um de março. Essa comemoração contou com a presença do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana de Braga que deu informações aos alunos sobre:
­- Intervenção helitransportada de combate a incêndios florestais;
- ­Intervenção terrestre de combate a incêndios florestais;
- Busca de pessoas desaparecidas (nomeadamente no Gerês).
O dia da Proteção Civil em Portugal também se comemora nesta data.
O Dia Mundial da Proteção Civil, ou Dia Internacional da Proteção Civil, é uma data global instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC). Foi escolhido o dia 1 de março já que foi neste dia que entrou em vigor a Constituição desta organização.
O objetivo do dia é chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.