quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Campanha um gesto solidário

Os alunos do 12º B, da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro (Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro), estão a promover uma campanha de solidariedade, designada “Um gesto solidário”, desenvolvida no âmbito da disciplina de Geografia C.
Este projeto orientado para a análise de aspetos demográficos e socioeconómicos do concelho de Terras de Bouro, designadamente as situações de pobreza, que a conjuntura atual tende a agravar, visa a recolha de vestuário, calçado, brinquedos e alimentos para distribuir por famílias carenciadas do concelho.
A campanha “Um gesto solidário” decorrerá até ao dia 14 de dezembro, culminando com uma corrida solidária, pelas 11 horas, com saída e chegada na Câmara Municipal de Terras de Bouro. O percurso e os locais de inscrição serão oportunamente divulgados.
Para participar neste gesto solidário poderá entregar até às 11 horas do dia 14 de dezembro de 2012, na Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, o seu contributo. Para participar na “corrida/caminhada solidária” poderá contribuir com bens alimentares a serem entregues no dia da corrida.
Esta iniciativa conta com a colaboração do Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, dos alunos do 9.º A que também se aliaram à campanha e com o apoio do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Câmara Municipal de Terras de Bouro e do Intermarché.
Ajude-nos a ajudar!
Por um Natal mais solidário!
Professor João Ferreira, coordenador da campanha “Um gesto solidário”
Professora Natália Mendes e professor Manuel Adelino Cracel, responsáveis pela corrida solidária

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Oitavo ano elabora vídeo

Vídeo elaborado com os alunos do 8.º ano da escola de Rio Caldo no projeto GEIRA que contou com a orientação da professora Carla Carvalho. 
A edição deste vídeo foi feita pelo professor Emanuel Cruz.
 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Concerto musical interativo “O conquistador”

A docente de Ed. Musical tendo recebido um convite da Orquestra Foco Musical para participar no dia 21 de Novembro, com os alunos do 2º ciclo, num concerto musical interativo, intitulado “O conquistador”, a mesma levou os seus alunos da Escola de Terras de Bouro e Rio Caldo à Exponor, no Porto, para participar no referido concerto. O mesmo insere-se num conjunto de obras encomendadas para os concertos interativos produzidos pela Foco Musical para a população escolar e pré-escolar.
A Cantata “O Conquistador” é baseada na biografia de D. Afonso Henriques e suas peripécias; nas suas desavenças com a sua mãe (D. Teresa); no seu aio fiel (Egas Moniz) e nas suas mulheres (a legítima D. Mafalda e... as outras). Esta cantata poderia contar uma encantadora história de ficção mas, por “coincidência”, apresenta-nos de uma forma lúdica e transversal a todas as idades a história da fundação de Portugal. Contada (e cantada) por 4 cantores e uma orquestra sinfónica, foi mais um dos entusiasmantes Concertos Interativos da Orquestra Didática da Foco Musical onde a plateia desempenhou um papel interventivo imprescindível. 
Procurou-se assim que os alunos ficassem a saber distinguir as vozes presentes, a conhecer a orquestra, os seus instrumentos e a sua classificação e, claro está, um pouco do princípio da nossa história enquanto país! Tal como as fotos documentam, a participação dos nossos alunos foi muito positiva, marcada pelo entusiasmo e excelente interação coma orquestra e os cantores. É de salientar que esta participação no concerto só foi possível graças à colaboração da Câmara Municipal, que disponibilizou 3 autocarros para o transporte dos alunos.
 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Hora do Conto na Biblioteca de Rio Caldo

No dia 12 de novembro assistimos à “Hora do Conto” na biblioteca da nossa escola.
Ouvimos e assistimos a um conto sobre a lenda de S. Martinho, em que este Santo deu a um mendigo metade da sua capa grossa e quente. Ouvimos outra história sobre a “Velha da Cabaça”, a qual comprou uma mota e poderia ir para a casa dos netos, sempre que quisesse, em segurança.

Nós gostámos da “Hora do Conto”, dinamizada pela professora Teresa Silva e voltaremos no próximo mês. 
Trabalho realizado por: Tiago Ferreira e Rodrigo Carvalho 6ºB

Hora do Conto

Hoje, dia 12 de novembro, assistimos na Biblioteca da nossa escola à “Hora do Conto”, com a professora Teresa Silva.
Ouvimos duas histórias: a “Lenda de São Martinho” e a “Velha da Cabaça”. Além disso, também cantamos uma canção, lemos provérbios e alguns poemas relacionados com a Lenda de São Martinho e o outono. Esta atividade foi divertida e no próximo mês vamos repetir, mas o tema será sobre o Natal. Gostámos muito.
Trabalho realizado por: Clara Branco Nº3 6ºB, Liliana Costa nº10 6ºB, Ana Carolina Nº2 6ºB


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Placard com desenhos do concurso para a mascote


Simulacro de incêndio

O simulacro de incêndio e evacuação realizado teve como objectivo geral testar o plano de emergência interno da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro. O Delegado da Segurança da Escola e o Clube de Protecção Civil dinamizaram esta actividade que contou com a presença das seguintes entidades externas: Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e GNR.

Descrição da situação simulada: 
No dia 07 de novembro de 2012, pelas 10h25, nas instalações da cantina, situadas no Bloco 2, Rés-do-Chão, deflagrou um violento incêndio originado por um curto-circuito. Em função da ocorrência, e como forma de prevenção, foi necessário evacuar imediatamente todos os edifícios/blocos e alertar as entidades para o combate a incêndio e prestação de socorro.
Uma vez detetada e comunicada a situação ao responsável de segurança, o mesmo ativou o plano de emergência com indicações imediatas para o acionamento do alarme e contacto dos Bombeiros de Terras de Bouro. 
Imediatamente, face à situação de emergência, a equipa de alerta constituída pelo corpo de funcionários operacionais da escola mobilizou-se para os locais de controlo e orientação de todas as pessoas.

Num tempo de quatro minutos e meio após o sinal de alarme, todas as pessoas se encontravam concentradas no ponto de reunião. 
Seis minutos após ter soado o alarme, os Bombeiros de Terras de Bouro apresentavam-se à entrada da escola onde o responsável pela segurança os aguardava para fornecimento das informações necessárias. Já no local do sinistro, os Bombeiros avaliaram a situação e garantiram as condições de segurança para o decurso das operações de combate ao incêndio. Seguiram-se 15 minutos de intervenções e verificações nos diferentes espaços e equipamentos da escola. 
Após a avaliação, concluiu-se que a evacuação das pessoas decorreu com muita ordem e em tempo adequado, tendo os bombeiros concluído que havia necessidade de melhorar a evacuação das pessoas em determinados locais, a saber: no edifício do 1º Ciclo, com a abertura de uma saída de emergência da varanda do 1º andar; no campo de futebol (junto ao Pavilhão Gimnodesportivo), que serviu de local de concentração, uma vez que também não há qualquer saída deste recinto. Vinte e cinco minutos após ter soado o alarme, foi dado por terminado o exercício e solicitado que todas as actividades regressassem à normalidade. 
Terminado o simulacro, houve um pequeno “briefing” que contou com a presença do Clube de Protecção Civil e das entidades externas intervenientes (Bombeiros de Terras de Bouro). 
 Já na próxima sexta-feira haverá uma reunião com todos os responsáveis, de forma a serem discutidas e sinalizadas algumas não conformidades e serem feitas propostas de melhoria. 
O Delegado de Segurança, Prof. Manuel Adelino Viana

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dia das Bibliotecas

Hoje, assisti a uma palestra sobre as Bibliotecas na sala de convívio, na minha escola. Quem fez a palestra foi a Dra. Fernanda Freitas, que é a responsável por 72 Bibliotecas e, dessas 72, uma delas é a da minha escola, a Escola Básica e Secundária de Rio Caldo.

Começou por nos mostrar uma pequena parte de um “trailer” de um livro, e também passou um vídeo, que nos mostrava um escritor. Disse-nos que a Biblioteca é o principal componente de uma escola, falou-nos sobre a Biblioteca Municipal de Braga, aprendemos que, ao ler, estamos a aprender coisas novas e também a imaginar…

Quando nós entramos numa Biblioteca, sentimo-nos rodeados por livros. Ao mesmo tempo, imaginamos como poderão ser aquelas histórias encantadas… 
A Biblioteca da minha escola tem tudo organizado por temas e por coleções. A minha coleção favorita é a de “Uma aventura” e requisito muitos livros da mesma. A Biblioteca é um local muito importante, porque qualquer pessoa pode retirar de lá muita informação. 
Trabalho realizado por Clara Branco Nº3 6ºB

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Palestra sobre o Dia das Bibliotecas

No dia 23 de outubro de 2012, na Escola Básica e Secundária de Rio Caldo, houve uma palestra sobre o “Dia das Bibliotecas”. Esta palestra foi realizada pela Dr.ª Fernanda Freitas, que é coordenadora de 72 bibliotecas.

Ao longo da palestra ensinou como devemos tratar os livros. Também estivemos a ver dois vídeos, que falavam sobre as bibliotecas e sobre os livros. O primeiro vídeo apresentava uma menina que um dia foi plantar uma flor. O segundo vídeo apresentava um senhor, que estava na varanda a escrever um livro, quando, de repente, veio um vento forte que levou tudo pelo ar. O senhor foi ter a uma cidade sem cor. Depois foi à procura de cor, até que foi parar a uma biblioteca. Os livros que estavam na biblioteca voavam e era um local muito mágico. Depois ele foi embora e veio uma menina para a sua biblioteca, onde passou momentos fantásticos.

Quando acabou o vídeo, a Dr.ª Fernanda esteve a resumir o que aconteceu ao longo do mesmo. Explicou também como devemos tratar os nossos livros. De seguida, a Dr.ª Fernanda esteve a fazer-nos perguntas sobre o “ Dia das Bibliotecas”. 
Foi muito divertido. 
Trabalho realizado por: Liliana Fernandes da Costa Nº10 6ºB

Mascote deste blogue

Venceram o concurso para a criação da Mascote do Blogue Miliário as alunas Sofia e Marta do 7.ºA da Escola EB 2,3/S de Terras de Bouro. Parabéns às vencedoras! O desenho vencedor animado ficará, permanentemente, neste blogue.

Informamos que a seleção do melhor trabalho foi feita por um júri constituído pelos professores Teresa Leitão e Luís dos Anjos.