quinta-feira, 18 de outubro de 2012

«No Reino Maravilhoso»

Hoje, visitamos a exposição «No Reino Maravilhoso». Disponibilizamos algumas fotografias.
 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A exposição de fotografias "No Reino Maravilhoso" patente nas Escolas de Terras de Bouro

O novo projeto educativo Geira - Grupo de Estudo, Informação, Recreio e Artes -, dinamizado pelo Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, leva a efeito, comemorando a concessão da Carta de Foral de D. Manuel I, a 20 de outubro de 1514, a Terras de Bouro, a exposição de fotografias de António Cunha: “No Reino Maravilhoso”. Inaugurada na EPATV - Escola Profissional “Amar Terra Verde” -, em Vila Verde, onde António Cunha é docente, esta extraordinária exposição de fotografias, ilustradas com poemas de autores consagrados, é agora oferecida aos alunos de todas as escolas de Terras de Bouro.
Em “No Reino Maravilhoso”, António Cunha, um terrabourense apaixonado pelos trilhos, varandas e cumeadas da serra geresiana, capta a profundidade da alma de cada lugar em todas as imagens que nos oferece. A exposição poderá ser visitada na Escola B/S de Terras de Bouro, do dia 15 até ao dia 19 do corrente mês de outubro; na Escola B/S de Rio Caldo, entre os dias 22 e 26, do mesmo mês. Todos os alunos, familiares e restantes membros da comunidade educativa são, assim, convidados a usufruir da beleza ímpar das paisagens de Terras de Bouro, associada às palavras poéticas criteriosamente escolhidas para as ilustrar.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Braga Celta

No dia 21 de Setembro realizou-se uma visita de estudo da disciplina de História Geografia de Portugal à “Braga Celta”. Quem participou nesta actividade foram os alunos da Escola Básica e Secundária de Rio Caldo, das turmas do 6.ºA, 6.ºB do 5.ºA.
Esta visita decorreu em Braga, numa aldeia Santa Bárbara das Cortiças, na Falperra. Aí vimos guerreiros à entrada, várias casas, a dança ritual da chuva, a casa do Druída, que tinha uma caveira de uma cabra e, também, vimos porcos, ovelhas e cabras. De seguida, subimos o monte onde fomos encontrar umas barracas onde comprámos vários objetos. Depois, descemos e fomos um restaurante.
Da parte da tarde fomos à igreja da Falperra, onde pudemos contactar com a arte barroca. Gostámos porque aprendemos coisas novas sobre os celtas e arte barroca. 
Trabalho realizado por: Eva N.º5, Liliana N.º10 e Rodrigo N.º9 – Turma 6.ºB

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

EB 2,3/S de Rio Caldo: 5.ºA, 6.ºA e B visitaram Braga Celta

No dia 21 de setembro de 2012, as turmas A e B do 6º ano e a turma A do 5º ano da Escola Básica e Secundária de Rio Caldo, participaram na atividade “Braga Celta”, que decorreu no ponto mais alto da cidade de Braga, em Stª. Marta das Cortiças.
Os alunos quando lá chegaram conversaram com o druída. Depois foram ver os artesãos, a casa dos cavaleiros, onde eles guardavam os equipamentos e descansavam, a casa do druída e os suínos e caprinos. Viram também o ritual da chuva e a casa do povo. Subiram as fragas, observaram os guerreiros e caçadores. Comeram em tendas e compraram algumas recordações.
 
De seguida, os alunos foram ver a igreja da Falperra, onde a professora Maria José Urbano deu algumas explicações sobre a arte barroca, e brincaram um pouco. 
Os alunos em geral gostaram da atividade, apesar da chuva, pois divertiram-se muito e aprenderam novas coisas. 
Clara Nº3, Carolina Nº2 e Diogo Nº4 – 6º B

EB 2,3/S de Rio Caldo: 2.º ciclo na Braga Celta

No passado dia 21 de Setembro de 2012, os alunos do 5º e do 6º ano da Escola Básica e Secundária de Rio Caldo realizaram uma visita de estudo à “ Braga Celta” e à Igreja da Falperra, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal.
Na “Braga Celta”, logo à entrada, encontrámos um Druida que nos iria guiar durante a visita e que nos explicou como eram antigamente os espaços dos Celtas, deixando-nos entrar lá dentro. Assistimos ao ritual da chuva, mas a chuva ainda piorou, depois subimos à aldeia dos Celtas e jogámos um jogo com fisgas e pedras.
Pouco depois fomos comer. Cada um comeu o que quis. Alguns foram comer ao restaurante e outros comeram nas barracas. Depois de comermos fomos brincar e tirar fotografias.
Pouco depois fomos à igreja da Falperra onde lanchámos e vimos o que é a arte barroca. Também brincámos muito lá na igreja com fisgas que tínhamos comprado nas barracas da “Braga Celta”.
Acho que a visita serviu para nos mostrar mais sobre a arte barroca e sobre o tempo dos celtas, sendo-nos muito útil , pois vamos estudar essa matéria em História e Geografia de Portugal.
Trabalho realizado por: Alexandre Gonçalves, Hugo Batista e Tiago Ferreira